Concerto de Orquestras do Ensino Articulado da Música

A Academia de Música de Costa Cabral e a Escola Básica de São Lourenço realizaram, no dia 10 de março, no Fórum Cultural de Ermesinde, um concerto de orquestras de cordas, sopros e percussão do regime articulado, com 166 alunos das Escolas de São Lourenço – Ermesinde, Infanta D. Mafalda – Rio Tinto e Maria Manuela de Sá – S. Mamede de Infesta e ainda alguns alunos do regime supletivo e curso profissional.

O concerto apresentou quatro orquestras: de Sopros e Percussão do 2.º Ciclo, de Sopros e Percussão do 3.º Ciclo, de Cordas do 2.º Ciclo e de Cordas do 3.º Ciclo, tendo sido dirigidas, respetivamente, pelos maestros Marcelo Marques, Avelino Ramos, Luís Moreira e Miguel Oliveira. Houve ainda a participação dos solistas Leonor Oliveira (Soprano), Mariana Pinto (Piano), Ana Gonçalves (Violino) e Inês Ferreira (Violoncelo), que abrilhantaram ainda mais o espetáculo.

O Regime Articulado da Música tem sido, ao longo dos últimos oito anos, um ponto de referência para o Agrupamento de Escolas de São Lourenço – Valongo. O projeto inicial arrancou com uma turma de 5.º ano, no ano letivo 2010/2011, com dezoito alunos. Atualmente existem 81 alunos que integram turmas do 5.º ao 9.º ano. Este projeto tem sido uma mais-valia para os alunos e para este Agrupamento, sendo esta modalidade de ensino única no concelho de Valongo.

Estão a decorrer as inscrições na Academia de Música de Costa Cabral para a 1.ª fase de seleção de alunos a constituir uma nova turma de 5.º ano na Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde.

Março 2018
« Fev   Abr »