A NOSSA HISTÓRIA…
Transcrição da lápide colocada nas instalações da escola em 28 de maio de 1939:
“Em 16 de Dezembro de 1934, sendo Ministro das Obras Públicas e Comunicações o Eng. Duarte Pacheco e Director Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais o Eng. Gomes da Silva, uma comissão nomeada por portaria de 29 de junho do mesmo ano e constituída pelo Engenheiro Álvaro Vieira Soares David, Doutor Gaspar Augusto Pinto da Silva e Alberto Dias Taborda, iniciou as obras de construção destas Escolas com a quantia de 50 contos legados pelo benemérito José Joaquim Ribeiro Teles, do logar da Formiga, e também com o produto da subscrição aberta entre os habitantes desta freguesia. Foram depois continuadas e concluídas pela Direcção dos Edifícios do Norte com a comparticipação do Estado. Duas salas destas Escolas formam Mobiladas pela Câmara Municipal de Valongo. A mobília das outras salas, a do gabinete médico e as dos gabinetes dos professores, bem como as vedações e as terraplanagens dos recreios, arborização destes e ajardinamento, foi tudo pago pela União Nacional de Ermezinde, com o produto do sorteio de um automóvel realizado pela lotaria do Natal de 1938, e de uma subscrição aberta no Rio de Janeiro, entre os ermesindenses aí residentes, por Serafim Ferreira Barbosa, desta Vila.
Começaram a funcionar em 8 de dezembro de 1938. Para memória dos vindouros se colocou esta lápide em 28 de maio de 1939.”
ATUALMENTE…
A Escola Básica do 1º. Ciclo com Jardim de Infância do Carvalhal pertence ao Agrupamento de Escolas de S. Lourenço – Valongo. Situa-se na Praceta Alberto Taborda (coordenadas: 41° 12’ 42, 61” N ; 8° 33’ 05, 91” W), freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo, distrito do Porto, com o telefone 220135611.
Funciona num edifício de plano centenário, composto por nove salas de aula para o 1º. Ciclo, sendo uma destinada à Unidade de Ensino Estruturado, que acolhe crianças com perturbação do espetro do Autismo. O JI é composto por quatro salas de construção recente. A escola possui, ainda, uma cantina, sala de professores, reprografia, sala de atendimento, instalações sanitárias para crianças e adultos.
No espaço exterior, existem duas estruturas modulares, numa a funcionar a CAF componente de apoio à família e a biblioteca, e na outra a AAAF atividades de animação e apoio à família. Tem zonas livres de recreio arborizadas, onde os nossos alunos se divertem a jogar.
Encontra a seguir uma pequena amostra das atividades organizadas pela Escola.