Matrículas / Renovações

Matrículas para o Pré-Escolar e 1.º ano do Ensino Básico – 2021/2022

Informamos que as matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico para o ano letivo 2021/2022 decorrem de 15 de abril de 2021 até 14 de maio de 2021.

Se é Encarregado de Educação a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, no Portal das Matrículas https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/homeque lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

Informações mais detalhadas para o 1.º ano e para o Pré-Escolar (Clicar aqui).

Renovações de matrículas do 1.º ao 9.º ano de escolaridade

As renovações de matrículas do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, assim como os pedidos de transferência, decorrerão a partir da publicação dos resultados finais:

do 1.º ao 6.º ano – de 10 de julho a 16 de julho de 2021.

do 7.º ao 9.º ano – de 18 de junho a 30 de junho de 2021.

Alunos que vão frequentar os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade a renovação de matrícula é automática, não havendo necessidade de indicar escolas de preferência.

Alunos que vão frequentar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade o pedido de renovação de matrícula é eletrónico e o encarregado de educação deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida. O pedido de renovação de matrícula deve ser apresentado, pelo encarregado de educação, no Portal das Matrículas – disponível em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/home, com uma linha direta de apoio e recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Caso o encarregado de educação tenha alguma dificuldade em submeter a renovação de matrícula/transferência, deverá entrar em contacto com o diretor de turma/professor titular de turma.

Legislação/informações:
Despacho Matrículas N.º10-B/2021, de 14 de abril (Clicar aqui).
Apresentação do Ministério da Educação – Informações aos Encarregados de Educação (Clicar aqui).
Perguntas frequentes sobre as matrículas/renovações de matrículas (Clicar aqui).
Manual de utilização do Portal das Matrículas (Clicar aqui).

Inscrições/renovações nos serviços  da Câmara Municipal de Valongo – Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo:

Refeições escolares  / Ação Social Escolar – ASE /  Atividade de Animação e Apoio à Família – AAAF / Componente de Apoio à Família – CAF

Atendendo à atual crise sanitária, que nos obriga a todos os cuidados para evitar a propagação do novo corona vírus, também as inscrições nos serviços da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo, deverão ser obrigatoriamente efetuadas online.

Nos casos de renovação de matrícula, deverão ser efetuadas na Plataforma SIGA, disponível em https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx, entre 17 de maio e 30 de junho, usando as credenciais de acesso distribuídas em setembro de 2020. Em caso de dificuldade de acesso à Plataforma SIGA contacte os serviços da Educação da Câmara Municipal de Valongo por telefone (224227900) ou mail (desas@cm-valongo.pt).

Para as situações de matrícula, em que se vai inscrever nos serviços do município pela primeira vez, deverá preencher os Boletins de Candidatura editáveis, que disponibilizamos abaixo, e enviar, até ao dia 30 de junho, com os documentos solicitados para o e-mail secretaria@agrupamentoslourenco.org.

Boletins editáveis para a matrícula no Pré-Escolar e 1.º ano do ensino básico:
  • Refeições Escolares/ Ação Social Escolar /Atividades de Animação e de Apoio à Família – AAAF (acolhimento / prolongamento de horário)  – Educação Pré-Escolar  –  Boletim de candidatura 2021-2022 editável  (Clicar aqui).
  • Refeições Escolares/ Ação Social Escolar / Componente de Apoio à Família  CAF (acolhimento / prolongamento de horário) – 1.ºCiclo – Boletim de candidatura 2021-2022 editável  (Clicar aqui).

Maio 2021
« Mar