Matrícula / Renovação de matrícula

Matrículas para o Pré-Escolar e 1.º ano do Ensino Básico – 2020/2021

Informamos que as matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico para o ano letivo 2020/2021 decorrem de 4 de maio de 2020 até 30 de junho de 2020Para mais informações clicar aqui.

Informações sobre as renovações de matrículas para a Educação Pré-Escolar – (clicar aqui).

Se é Encarregado de Educação a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, no Portal das Matrículas https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/    que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

Ver vídeo que se encontra no Portal da Matrículas a explicar como se faz o acesso ao portal –  https://youtu.be/egd6oNPsuUk .

Renovações de matrículas do 1.º ao 9.º ano de escolaridade

O pedido de renovação de matrícula deve ser apresentado, pelo encarregado de educação, no Portal das Matrículas – disponível em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/, com uma linha direta de apoio e recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

As renovações de matrículas do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, assim como os pedidos de transferência, decorrerão a partir da publicação dos resultados finais, dia 1 de julho.

Período para as renovações de matrículas/transferências: de 1 a 10 de julho. Caso o encarregado de educação tenha alguma dificuldade em submeter a renovação de matrícula/transferência, deverá entrar em contacto com o diretor de turma/professor titular de turma.

Alunos que vão frequentar os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade a renovação de matrícula é eletrónica, não havendo necessidade de indicar escolas de preferência.

Alunos que vão frequentar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade o pedido de renovação de matrícula é eletrónico e o encarregado de educação deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida.

Ver aqui informações sobre a Inscrição em EMRC para o ano letivo 2020 / 2021

Legislação/informações:
Despacho Matrículas N.º5/2020, de 21 de abril (Clicar aqui)
Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril (Clicar aqui)
Nota à comunicação social do Ministério da Educação (Clicar aqui)
Perguntas frequentes sobre as matrículas/renovações de matrículas (Clicar aqui)
Manual de utilização do Portal das Matrículas (Clicar aqui)

Inscrições/renovações nos serviços  da Câmara Municipal de Valongo – Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo:

Refeições escolares  / Ação Social Escolar – ASE /  Atividade de Animação e Apoio à Família – AAAF / Componente de Apoio à Família – CAF

Atendendo à atual crise sanitária, que nos obriga a todos os cuidados para evitar a propagação do novo corona vírus, também as inscrições nos serviços da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo, deverão ser obrigatoriamente efetuadas online.

Nos casos de renovação de matrícula, deverão ser efetuadas na Plataforma SIGA, disponível em https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx, através das credenciais de acesso enviadas em setembro de 2019. Em caso de dificuldade de acesso à Plataforma SIGA contacte os serviços da Educação da Câmara Municipal de Valongo por telefone (224227900) ou mail (deasd@cm-valongo.pt).

Para as situações de matrícula, em que se vai inscrever nos serviços do município pela primeira vez, deverá preencher os Boletins de Candidatura editáveis, que disponibilizamos abaixo, e enviar, até ao dia 30 de junho, com os documentos solicitados para o e-mail secretaria@agrupamentoslourenco.org.

Boletins editáveis para a matrícula no Pré-Escolar e 1.º ano do ensino básico:
  • Refeições Escolares/ Ação Social Escolar – Educação Pré-Escolar (clicar aqui).
  • Atividades de Animação e de Apoio à Família (acolhimento / prolongamento de horário) na Educação Pré-Escolar (AAAF) – (clicar aqui).
  • Refeições Escolares/ Ação Social Escolar – 1.ºCiclo (clicar aqui).
  • Componente de Apoio à Família (acolhimento / prolongamento de horário) no 1.º Ciclo do Ensino Básico – (CAF)  –  (clicar aqui).
  • Requerimento Ingresso Antecipado 1.º ANO (Clicar aqui)

Julho 2020
« Jun