A escola de Montes da Costa foi das últimas a surgir na cidade de Ermesinde por ter sido esta zona a última a ser urbanizada.
Abriu as suas portas no mês de abril de 1983 numa pequena construção com duas salas de aula. Alguns anos mais tarde, em virtude do crescimento desta localidade, foi necessário ampliar as instalações construindo-se ao lado do primeiro, um novo edifício com capacidade para 4 salas de aula onde eram lecionadas 5 turmas: 3 em regime normal e 2 em regime duplo. No primeiro edifício passou a funcionar uma turma de pré-escolar e uma pequena biblioteca.
Em 2002/2003 foi construída pela câmara uma horta pedagógica em resposta às solicitações dos docentes preocupados com a necessidade de educação ambiental da comunidade. No desenvolvimento deste projeto os docentes contaram com a parceria da Lipor.
Em 2008/2009 no âmbito da modernização do parque escolar demoliram-se os dois edifícios e construiu-se um novo que viria a abrir portas em setembro de 2009 equipado com 7 salas de aula (2 para o pré-escolar e 5 para o 1º ciclo), uma biblioteca e um espaço (refeitório/multiusos), onde são confecionadas e servidas diariamente uma média de 100 refeições.
Este novo edifício não contemplou a horta anteriormente existente, um espaço coberto para os dias de chuva nem um espaço para atividade física razão pela qual os docentes, conjuntamente com a associação de pais recentemente instituída, continuam a envidar esforços para colmatar estas lacunas.