.

Eramus+ – Primeira reunião transnacional

O Agrupamento de Escolas de São Lourenço participa no programa Erasmus+, no projeto “Same but different

O Agrupamento de Escolas de São Lourenço recebeu com muito entusiasmo a aprovação de mais uma candidatura a um programa da Comissão Europeia no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto – Erasmus+. Esta designação foi criada com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários.

O enorme sucesso da participação deste Agrupamento em dois projetos anteriores, pertencendo, na altura, ao programa Comenius, incentivou a que o Agrupamento se tornasse novamente parceiro num projeto europeu. A candidatura, sob o tema “Same but different”, foi efetuada envolvendo escolas de cinco países, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Itália e Portugal.

O primeiro encontro de trabalho de todas as escolas parceiras decorreu na Martin-Luther-King-Gesamtschule, em Ratingen, na Alemanha, dado que esta é a escola coordenadora do projeto, tendo-se realizado de 24 a 28 de outubro.

Este encontro contou com a presença dos coordenadores e respetiva equipa, de cada um dos países parceiros. A língua utilizada como base de comunicação foi o inglês, que se apresenta como fator comum visto que é a segunda língua do currículo dos diferentes países. Assim, é um dos objetivos do projeto a promoção do uso dessa língua num contexto de aprendizagem ativa, fomentando a sociabilização entre pessoas de diferentes culturas, apontando já para o tema do projeto. Os alunos do 3º ciclo da Escola Básica de São Lourenço serão os abrangidos por este projeto, bem como professores dos vários ciclos que colaborarão nas atividades a desenvolver nas diferentes etapas a decorrer, pelo menos, ao longo de dois anos letivos.

Além das sessões diárias de trabalho entre os professores dos cinco países, realizaram-se ainda atividades de âmbito cultural quer na própria escola quer na cidade e arredores, num ambiente pautado pela partilha de experiências profissionais e culturais, criando um forte compromisso com o tema “Same but different”.

Artigo publicado em: + Educação Valongo

Versão inglesa

Agrupamento de Escolas de São Lourenço participates in the Erasmus + program, in the project “Same but different

The Agrupamento de Escolas de São Lourenço received with great enthusiasm the approval of another application for a European Commission program in the field of Education, Training, Youth and Sport – Erasmus+. This designation was created on the basis of the Erasmus initiative, renowned for the opportunities it offers to university students.

The enormous success of this Agrupamento in two previous projects, belonging at the time to the Comenius program, encouraged the Agrupamento to become a partner in a European project. The application, under the theme “Same but different“, was carried out involving schools from five countries, Germany, Denmark, Spain, Italy and Portugal.

The first work meeting of all the partner schools was held from 24 to 28 October, at the Martin-Luther-King-Gesamtschule in Ratingen, Germany, as this school is the project coordinator.

This meeting was attended by the coordinators and respective team from each of the partner countries. The language used as the basis for communication was English, which is a common factor since it is the second language of the curriculum of the different countries. Therefore, it is one of the objectives of the project to promote the use of this language in a context of active learning, fostering socialization among people of different cultures, already pointing to the theme of the project. The students of the 3rd cycle of the Escola Básica de São Lourenço will be covered by this project, as well as teachers of the various cycles that will collaborate in the activities to be developed in the different stages to be carried out at least during two academic years.

In addition to the daily work sessions between the teachers of the five countries, cultural activities were carried out both in the school itself and in the city and its surroundings, in an atmosphere based on the sharing of professional and cultural experiences, creating a strong commitment to the theme “Same but different.”

As nossas escolas

Escoa Básica de São Lourenço