.

Educação para a Saúde

A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1993). Dentro desta perspetiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva e o bem-estar da comunidade educativa.

Em contexto escolar, consiste em dotar as crianças, e jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a tomar decisões adequadas à sua saúde A ausência destas informações dificultam a tomada de decisões.

A Educação para a Saúde desenvolve-se tendo em conta as quatro áreas temáticas prioritárias:

• Alimentação e atividade física.
  • Consumo de substâncias psicoativas.
  • Violência em meio escolar.
  • Sexualidade/educação sexual.

O Projeto de Educação para a Saúde é um projeto transversal, multidisciplinar e operacionalizado em articulação com outras estruturas da Escola e da Comunidade.

OBJETIVOS DO PROJETO

São Objetivos do Projeto de Educação para a saúde:

• Promover e proteger a saúde e prevenir obesidade e outras doenças na Comunidade Educativa.
  • Apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais de saúde.
  • Promover um ambiente escolar seguro e saudável.
  • Reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis.
  • Contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde.
  • Promover a saúde das crianças e jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física;
  • Prevenir o consumo de substâncias psicoativas em meio escolar;
  • Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais;
  • Desenvolver competências nos alunos que lhes permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade.

Contamos com a ajuda e o empenho de todos,
A Coordenadora do Projeto de Saúde
Isabel Vilhena