Apresentação das atividdes do PADDE

No documento que foi elaborado e aprovado em Conselho Pedagógico no dia 22 de julho de 2021, é referido no ponto "Comentário e reflexão o seguinte:
Pretende ser um documento simples e objetivo, que proporcione a todos um entrosamento nas tecnologias da comunicação e educação, de modo a melhorar as práticas pedagógicas e a aprendizagem.
Tem por enfoque a partilha e a entreajuda, a criação de repositórios de ferramentas, permitindo, rentabilizar o tempo, tão necessário ao trabalho direto com os alunos e as famílias.
Pretende-se ainda que toda a comunidade educativa se sinta integrada e envolvida no projeto, de forma a efetivarmos uma corresponsabilização através da operacionalização e execução do PADDE. Este é um documento dinâmico, em constante reformulação, de acordo com o meio em que o agrupamento se encontra inserido.

Neste espaço vamos espelhando as diversas dinâmicas que se forem gerando ao longo deste persurso de duração do PADDE.
Neste projeto todos somos construtores!

Reformulação do PADDE (adenda) - 21 de julho de 2022
Face a uma monitorização e observação dos dados recolhidos nos inquéritos e documentos analisados, a equipa do PADDE, decidiu proceder à implantação de novas ações reajustando a sua execução, tornando-o mais consentâneo com os objetivos pretendidos.

Dimensão Tecnológica e digital

Atividades previstas na Dimensão Tecnológica e Digital:
1 - Dinamização de uma plataforma de colaboração para debate e partilha de recursos educativos digitais, constituindo um repositório digital.
2 - Execução da curadoria na biblioteca com recursos digitais (software, livros eletrónicos, simulações sobre temas específicos/ material de apoio às disciplinas) disponíveis para os professores, alunos e famílias.

Plataforma de colaboração
* Criação de Discos Partilhados no Google Drive para os Departamentos e Direção de Turma.
* Newsletter do Agrupamento - coordenação da professora Lígia Maia.

Curadoria na Biblioteca
* Página da Biblioteca Escolar do Agrupamento de São Lourenço

Dimensão Pedagógica

Atividades previstas na Dimensão Pedagógica:
1 - Elaboração de um Plano de Segurança Digital.
2 - Criação de um banco de recursos educativos digitais, diversos, aberto.
3 - Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados, no feedback aos alunos.
Adenda
4 - Implementação da disciplina de Educação Digital como oferta de escola para o 2.º e 3.º ciclo e no 1.º ciclo Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) com TIC.

RED - Recursos Educativos Digitais
* Departamento da Educação Pré-Escolar
* Departamento do 1º Ciclo
* Departamento de Línguas
* Departamento de Ciências Sociais e Humanas
* Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
* Departamento de Expressões
* Departamento de Educação Especial

Dimensão Organizacional

Atividades previstas na Dimensão Organizacional:
1 - Criação de uma equipa TIC / PTD.
2 - Nomeação de um Líder Digital por departamento.
3 - Realização de reuniões periódicas que poderão ser online.
Adenda
4 - Promoção junto das Associações de Pais das escolas do Agrupamento sessões sobre a importância do uso dos equipamentos.
5 - Realizar sessões práticas para dotar os Assistentes Operacionais de competências digitais.

Equipa TIC / PTD
* Vera Lopes
* Lídia Miranda
* Arménio Martins

Líderes Digitais
* Teresa Pires - Departamento da Educação Pré-Escolar
* Manuela ResendeDepartamento do 1º Ciclo
* Lígia MaiaDepartamento de Línguas
* Emanuel MesquitaDepartamento de Ciências Sociais e Humanas
* Pedro DiasDepartamento de Matemática e Ciências Experimentais
* Alexandra LacerdaDepartamento de Expressões
* Celina MartinsDepartamento de Educação Especial

Reuniões periódicas
* Reunião da Equipa PADDE com os Líderes Digitais - 23 de julho de 2021.
* Apresentação do PADDE - 6 de setembro de 2021.
* Reunião da Equipa PADDE (monitorização das atividades em execução) - 23 de fevereiro de 2022.
* Reunião da Equipa PADDE com os Líderes Digitais (monitorização do trabalho desenvolvido nos Departamentos) - 15 de março de 2022.
* Reunião da Equipa PADDE com o Embaixador Digital do Centro de Formação Sebastião da Gama - 23 de março de 2022.
* Reunião da Equipa PADDE com os Líderes Digitais (monitorização da execussão do PADDE) - 20 de julho de 2022.