Apresentação das atividdes do PADDE

No documento que foi elaborado e aprovado em Conselho Pedagógico no dia 22 de julho de 2021, é referido no ponto "Comentário e reflexão o seguinte:
Pretende ser um documento simples e objetivo, que proporcione a todos um entrosamento nas tecnologias da comunicação e educação, de modo a melhorar as práticas pedagógicas e a aprendizagem.
Tem por enfoque a partilha e a entreajuda, a criação de repositórios de ferramentas, permitindo, rentabilizar o tempo, tão necessário ao trabalho direto com os alunos e as famílias.
Pretende-se ainda que toda a comunidade educativa se sinta integrada e envolvida no projeto, de forma a efetivarmos uma corresponsabilização através da operacionalização e execução do PADDE. Este é um documento dinâmico, em constante reformulação, de acordo com o meio em que o agrupamento se encontra inserido.

Neste espaço vamos espelhando as diversas dinâmicas que se forem gerando ao longo deste persurso de duração do PADDE.
Neste projeto todos somos construtores!

Dimensão Tecnológica e digital

Atividades previstas na Dimensão Tecnológica e Digital:
1 - Dinamização de uma plataforma de colaboração para debate e partilha de recursos educativos digitais, constituindo um repositório digital.
2 - Execução da curadoria na biblioteca com recursos digitais (software, livros eletrónicos, simulações sobre temas específicos/ material de apoio às disciplinas) disponíveis para os professores, alunos e famílias.

Plataforma de colaboração
* Criação de Discos Partilhados no Google Drive para os Departamentos e Direção de Turma.
* Newsletter do Agrupamento

Curadoria na Biblioteca
* Página da Biblioteca Escolar do Agrupamento de São Lourenço

Dimensão Pedagógica

Atividades previstas na Dimensão Pedagógica:
1 - Elaboração de um Plano de Segurança Digital.
2 - Criação de um banco de recursos educativos digitais, diversos, aberto.
3 - Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados, no feedback aos alunos.

RED - Recursos Educativos Digitais
* Departamento da Educação Pré-Escolar
* Departamento do 1º Ciclo
* Departamento de Línguas
* Departamento de Ciências Sociais e Humanas
* Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
* Departamento de Expressões
* Departamento de Educação Especial

Dimensão Organizacional

Atividades previstas na Dimensão Organizacional:
1 - Criação de uma equipa TIC / PTD.
2 - Nomeação de um Líder Digital por departamento.
3 - Realização de reuniões periódicas que poderão ser online.

Equipa TIC / PTD
* Vera Lopes
* Lídia Miranda
* Arménio Martins

Líderes Digitais
* Teresa Pires - Departamento da Educação Pré-Escolar
* Manuela ResendeDepartamento do 1º Ciclo
* Lígia MaiaDepartamento de Línguas
* Emanuel MesquitaDepartamento de Ciências Sociais e Humanas
* Pedro DiasDepartamento de Matemática e Ciências Experimentais
* Alexandra LacerdaDepartamento de Expressões
* Celina MartinsDepartamento de Educação Especial

Reuniões periódicas
* Reunião da Equipa PADDE com os Líderes Digitais - 23 de julho de 2021.
* Apresentação do PADDE - 6 de setembro de 2021.
* Reunião da Equipa PADDE (monitorização das atividades em execução) - 23 de fevereiro de 2022.
* Reunião da Equipa PADDE com os Líderes Digitais (monitorização do trabalho desenvolvido nos Departamentos) - 15 de março de 2022.
* Reunião da Equipa PADDE com o Embaixador Digital do Centro de Formação Sebastião da Gama - 23 de março de 2022.